Espaço Confinado
PRINCÍPIOS DE RESGATE EM ESPAÇOS CONFINADOS
OBJETIVOS
Ao final do treinamento o participante deverá ser capaz de:
Conceituar espaço confinado conforme a legislação.
Exemplificar espaço confinado .
Enumerar as razões para entrada no espaço confinado.
Descrever o ciclo operacional.
LIÇÃO 5
PRINCÍPIOS DE RESGATE EM ESPAÇOS CONFINADOS
INTRODUÇÃO:
Na labuta diária, os bombeiros estão sujeitos a todo tipo de risco e as mais diversas situações. É prioritária para os heróis do fogo a defesa da vida, e para isto técnicas, cuidados e métodos devem ser adotados no intuito de preservar em primeiro lugar a vida do próprio bombeiro, daqueles a quem ele presta socorro e os terceiros.
Uma das situações perigosas enfrentadas pelos bombeiros são as ocorrências envolvendo o resgate de vítimas em espaços confinados, situação esta que merece dos bombeiros uma atenção peculiar, devido ao grande risco que envolve o resgate nos ambientes totalmente isolados, fechados, sem ventilação adequada, presença de uma atmosfera perigosa e que pode representar risco de vida aos profissionais atuando na referida modalidade de resgate.
Buscaremos, neste curso, dar a vocês profissionais a noção dos riscos que correm quando diante do resgate em espaços confinados, alertando-os e apresentando-lhes as informações técnicas, os equipamentos , bem como quais os procedimentos de segurança que devem ser adotados, na entrada, no interior e na manipulação e transporte das vítimas que necessitam do primeiro atendimento nos espaços confinados.
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
LEGISLAÇÃO
No Brasil, os Corpos de Bombeiros são obrigados a adaptarem-se as normas regulamentadoras, pois estes não são contemplados nas mesmas. Qualquer tipo de emergência em espaço confinado, em via pública, deverá ser atendido pelo