esofagite
O que é:
A esofagite é uma inflamação na mucosa do esôfago que pode ser causada pelo refluxo gástrico, que se dá quando o conteúdo ácido do estômago entra em contato com a mucosa do esôfago, ou pela ingestão de alguma substância corrosiva. Ela gera sintomas como azia e gosto amargo na boca, mas com o devido tratamento ela possui grandes chances de cura.
Causas
A esofagite é causada frequentemente pelo refluxo do fluido do estômago que contém ácido para o esôfago, uma condição chamada refluxo gastroesofágico. Uma doença autoimune chamada esofagite eosinofílica também causa essa condição.
Os seguintes fatores podem aumentar o risco de esofagite:
Uso de álcool
Fumo
Cirurgia ou radiação torácica (por exemplo, tratamento para câncer de pulmão)
Vômitos
Pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos devido ao HIV ou a determinados medicamentos (como corticoides) podem desenvolver infecções que levam à esofagite.
A infecção do esôfago pode ser causada por fungos, infecções por cândida ou vírus como herpes ou citomegalovírus.
Exames
O médico pode realizar os seguintes exames:
Série gastrointestinal superior (raios-X de bário de deglutição)
Remoção de um pedaço de tecido do esôfago para exame (biópsia)
Endoscopia digestiva alta.
Tratamento para esofagite
O tratamento para esofagite consiste na toma de medicamentos e em algumas alterações no modo de vida como evitar deitar-se após as refeições e evitar o consumo de certos alimentos. Casos raros podem necessitar de cirurgia.
Algumas recomendações para quem sofre com a esofagite são:
Não deitar-se após comer;
Evitar refrigerantes, bebidas gaseificadas e bebidas alcoólicas;
Evitar comidas condimentadas e gordurosas.
Os remédios mais indicados para tratar a esofagite são os antiácidos como a Ranitidina e o Omeprazol, por exemplo. Mas pode-se alcançar o mesmo objetivo com o uso de remédios naturais como o suco puro de limão ou comer um pedacinho de pão no momento de queimação.
Complicações