ESOFAGITE
ESOFAGITE E ESTENOSE
O esôfago é um tubo alimentar que leva a comida e líquidos da boca para o estômago. O estômago tritura os alimentos e produz uma grande quantidade de ácido que ajuda na digestão. Na parte inferior do esôfago (próximo ao estômago), há um músculo especializado chamado esfincter inferior do esôfago (EIE). Este músculo normalmente está contraído firmemente, relaxando somente para permitir a passagem de líquidos e alimentos do esôfago para dentro do estômago. A finalidade de este músculo permanecer contraído é para prevenir que o conteúdo ácido do estômago e o alimento já no estômago voltem para o esôfago. Infelizmente, o músculo EIE, nem sempre funciona adequadamente. Há alguns fatores que provocam a fraqueza deste músculo: - nicotina (cigarro); - alimentos fritos ou gordurosos; - chocolate; - café; - sucos de frutas; - gravidez.
O QUE É ESOFAGITE?
Quando o ácido e as enzimas do estômago repetidamente refluem para dentro do esôfago, este torna-se inflamado e ulcerado. Esta inflamação é conhecida como esofagite. Quando a inflamação é severa, desenvolve-se a úlcera do esôfago.
A HÉRNIA HIATAL CAUSA ESOFAGITE?
A hérnia de hiato é quando o estômago passa para o tórax através do diafragma (é um músculo que separa o tórax do abdômen). Quando existe hérnia, o conteúdo do estômago ultrapassa a pressão do EIE, ocasionando o refluxo do estômago para o esôfago. Como resultado há inflamação do esôfago. Portanto a hérnia hiatal é uma causa importante de esofagite.
HÁ OUTRAS CAUSAS DE ESOFAGITE?
Certas infecções por fungos (sapinho) e vírus, podem causar a inflamação. Irradiação e substâncias cáustica (soda cáustica), também podem causar esofagite. Porém o refluxo ácido do estômago é de longe a causa mais comum.
QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS?
Azia, ocorre quando há refluxo ácido para dentro do esôfago.
É uma sensação de uma queimação do peito até o pescoço. Algumas vezes, pode ocorrer regurgitação até a boca, provocando a sensação de