Escuta ao doente
Uma reflexão sobre o paciente e nossa relação com ele. Paciente: patiens (aquele que sofre). O sofrimento é essencial ao homem ele faz parte da existência humana, o que difere é a capacidade que cada pessoa tem de enfrentar e superar o sofrimento e a capacidade de encontrar sentido no sofrimento.
A saúde pode ser vista de maneiras diferentes, com significados diferentes. Pode ser traduzida como: felicidade, alegria, qualidade de vida, vida longa, paz, vitalidade, disposição, coragem, prazer.
Já a falta de saúde não é apenas a existência de uma doença, é tudo aquilo que prejudica de alguma maneira o bem estar do ser humano e da sociedade como: onipotência, exageros, consumismo, falsos valores, egoísmo, egocentrismo, distância do sagrado. Ao lidar com o enfermo nos deparamos com diversos sentimos: tristeza, preocupação, vida ruim, medo, sofrimento, dependência, preconceito, solidão, morte e medo da morte.
Muitos em sua enfermidade encontram novas oportunidades. Descobre um novo sentido para a vida, um caminho melhor a seguir. Cria novos conceitos, novos valores, uma mudança completa de vida.
Com esses novos conceitos de saúde e de doença percebemos que nunca estamos completamente saudáveis ou completamente doentes.
Por tanto podemos refletir assim:
Se o sofrimento é inerente se o que difere é a capacidade que cada pessoa tem de superar o sofrimento então, cada pessoa encara a doença de uma forma diferente.
- O que a doença representa para o paciente:
A doença representa para o paciente algo de pior que poderia existir na vida dele, o momento de maior desafio, medo e insegurança que ele pode passar.
- O que o ambiente hospitalar representa para o paciente?
Muitas vezes o hospital acaba se tornando a nova moradia do enfermo pois muitos não tem a previsão de quando sairão dali. Ao mesmo tempo que deveria se imaginar o ambiente hospitalar como uma casa, ele é visto