Inovação e Logistica
Desenvolvimento: Para utilizar as diversas formas de conhecimento de maneira correta, é necessário gerir o conhecimento, permitindo capturar, armazenar, recuperar, consultar e analisar conhecimentos relativos aos tipos de capitais. A Gestão do Conhecimento preocupa-se em cuidar do capital intelectual da organização, visualizando crescimento. Segundo Nonaka e Takeuchi (1997) há basicamente dois tipos de conhecimento: tácito e explícito. O conhecimento tácito está com as pessoas e que não se encontra formalizado em meios concretos. Já o conhecimento explícito é aquele que pode ser armazenado.
Conhecimento tácito é representado por aquele que o indivíduo formou durante as experiências vividas, condiz às suas habilidades, ou seja, o que não pode ser expresso em palavras, pois está na cabeça das pessoas. Conhecimento explícito é formal, objetivo, fácil de ser transmitido. Pode ser representados por textos, diagramas, arquivados em bases de dados ou publicações (revistas, livros e documentos).
O conhecimento apresenta tanto um componente tácito quanto um componente explícito e, como conseqüência, pode ser mais ou menos fácil de ser propagado. A crescente vantagem competitiva de uma empresa está diretamente relacionada à dificuldade em que outras têm para copiar seu conhecimento. O conhecimento não está entranhado somente nos indivíduos ou nas rotinas de trabalho das organizações, mas está cada vez mais presente nas redes de conhecimentos que ligam as