Pré Requisitos para montagem de um laboratório de hardware
Segue, abaixo, um conjunto de recomendações que irão subsidiar a elaboração de um plano para a montagem de um laboratório de hardware, de forma a serem evitados problemas básicos de infraestrutura, assim como, venham a propiciar um ambiente adequado ao desenvolvimento de projetos educacionais.
● O laboratório deverá contemplar, no mínimo, 2m² para cada computador a ser instalado, de forma a garantir um mínimo de espaço para a operação dos equipamentos pelos respectivos alunos, provendo um ambiente de aprendizagem agradável e confortável; ● O laboratório deverá estar protegido de forma adequada contra agentes agressivos (areia, poeira, chuva etc) e distante de tubulações hidráulicas visando garantir a integridade dos equipamentos a serem instalados, bem como a dos ocupantes do laboratório, tendo em vista que tais agentes agressivos não só podem danificar os equipamentos como também provocarão desconforto aos alunos e/ou demais ocupantes dos laboratórios. ● Temperatura ambiente de no máximo 30 °C, nas condições previstas para a operação (equipamentos + alunos). Se não for possível em condições naturais, deverá ser instalado um aparelho de ar condicionado de, no mínimo, 18.000 BTU.
● Ausência de falhas estruturais na alvenaria do prédio – infiltrações, rachaduras, umidade, mofo etc. cuja existência compromete a segurança tanto dos ocupantes dos laboratórios, como dos equipamentos nele instalados. ● Piso adequado – madeira, pedra, cimento liso, vinil, cerâmica ou equivalente, sem desníveis, ressaltos ou batentes. A exigência da utilização de material que não gere energia estática em função de atrito para o piso do laboratório se dá em função de que descargas elétricas, mesmo que mínimas, que porventura venham atingir os equipamentos podem vir a danificá-los. Já a existência de desníveis, ressaltos ou batentes poderá provocar a queda de algum dos ocupantes do laboratório, bem como provocar o acúmulo de resíduos e água, que também viriam a