A importância da educação escolar no contexto hospitalar
Rosana Assis dos Santos
Aluna do Curso de Extensão em Atendimento Escolar no Ambiente Hospitalar – Instituto Criança Viva
__________________________________________________________
RESUMO
A Educação Hospitalar é uma das modalidades da Educação Especial respaldada pelas leis da educação do país. O papel do educador no contexto hospitalar deve ser bem definido para não ser confundido com um mero serviço voluntário. Para isso, se faz necessário uma formação que garanta os saberes para uma boa atuação, sendo a escuta pedagógica o meio de se estabelecer o diálogo entre professor-aluno. A interdisciplinaridade no ambiente hospitalar pode garantir ao aluno-paciente um tratamento que contemple sua saúde biopsicossocial.
Palavras-chave: Escola Hospitalar; interdisciplinaridade; biopsicossocial; educador; escuta pedagógica.
Introdução
A Educação Especial, modalidade de ensino que contempla os alunos com necessidades educacionais especiais, sejam elas permanentes ou provisórias, está respaldada por diversas leis: a Constituição de 1988; o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); a Declaração dos Direitos da Criança e Adolescente hospitalizados; as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB) e as Diretrizes Nacionais da Educação Especial na Educação Básica.
Uma das especificidades da Educação Especial é a Escola Hospitalar, porém a atuação de profissionais da área de educação no ambiente hospitalar é bastante recente, havendo uma necessidade de mais formação de educadores, bem como uma maior divulgação, tanto no âmbito educacional quanto no âmbito da saúde, para que se compreenda a importância da educação escolar no contexto hospitalar.
No Brasil, o trabalho mais remoto é o do Hospital Municipal Jesus (HMJ), no Rio de Janeiro, que foi implantado em 1950 e conta com a parceria entre as secretarias municipais de saúde e educação.