Walmir silva
Desde o ano passado, quando foi lançado o update Panda, e este ano, com o update do Penguin, um número nada pequeno de sites sofreu com a perda de tráfego. Em linhas gerais, o update do Panda tem o objetivo de eliminar o SEO Off Page, como compra de links e link building desqualificado, enquanto o Penguin visa a banir ou punir sites que otimizam muito o On Page, termo conhecido como “over optimization”.
Várias pessoas que jamais compraram um link começaram a sofrer pesadamente com o Google Penguin – e algumas vêm me pedir alguma luz no fim do túnel. Uma parte significativa desses sites são, como costumo chamar, “orientados a AdSense”. E o meu prognóstico é que, cada vez mais, esses sites percam tráfego.
Como vocês sabem, gosto de fazer uma análise geral e entender tanto os objetivos comerciais do Google, quanto o seu empenho sincero em construir um algoritmo mais eficaz; isto é, que traga os resultados que desejam seus usuários.
Primeiro, vamos entender por que o Google está punindo ou banindo esses sites orientados a AdSense e depois por que essa não é uma atitude comercialmente desfavorável à gigante de Mountain View.
Google Penguin, doorway pages e conteúdo de qualidade
99% dos sites orientados a AdSense vivem da técnica Black Hat chamada doorway pages, ainda que tenham um conteúdo de relativa qualidade. Portanto, saibam os leitores que não são inconciliáveis técnicas de Black Hat e conteúdo de qualidade. Além do mais, embora possam ter páginas com alguma qualidade, o site como um todo não é confiável, pois os artigos em sites orientados a AdSense parecem criados com basicamente quatro macetes e uma meta (ganhar visitas a todo custo):
Consulta de palavras-chave no Google Keyword Tool;
Títulos com alguma palavra-chave exata, abusando deste segredo de SEO e resultando em doorway page;
Artigos que analisam só o potencial de busca,