Educação continuada hospitalar
Considerando-se a importância do lúdico no ambiente hospitalar, onde essa prática pedagógica faz com que as crianças trabalhem sua coordenação motora, sua maneira de absorver o problema, o nosso principal objetivo é mostrar a importância do brincar na recuperação da criança hospitalizada, pois brincadeira leva a criança a se realizar em um ato totalmente integral externo e internamente.
Mostrar o hospital como um novo espaço de atuação do pedagogo, e como deve ser desenvolvida a sua pratica do educador nos ambientes hospitalares, e a importância deste profissional nessa área para a recuperação das crianças que estão leito.
Retratar o ambiente hospitalar dentro do contexto escolar, que não e só por que as crianças estão hospitalizadas que não tem direito a receber uma boa educação, este contexto escolar dentro do hospital faz com que a criança se integre com família, tendo até melhor recuperação. Também fazer um breve histórico pela história da pedagogia hospitalar, mostrando as transformações que ocorreram até os dias atuais.
Teremos conhecimento da legislação que dá direito ao tratamento pedagógico hospitalar para criança e adolescentes, a Constituição Brasileira (CF), no Decreto lei número 1.044/69, nesta resolução afirma que o jovem e a criança hospitalizada têm direito de desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde, acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência hospitalar.
O lúdico no atendimento hospitalar as crianças que vivem hospitalizados que estão sem estudar por vários motivos de saúde, surgem á necessidade de fazer novas propostas educacionais para uma política voltada para as necessidades educacionais e os direitos á educação é a saúde das crianças. E o brincar é uma possibilidade para deixar a hospitalização de crianças mais dinamizadas, realizando suasfantasias e as conduzindo para o melhor tratamento de sua doença.
O AMBIENTE HOSPITALAR E O CONTEXTO ESCOLAR
O ambiente hospitalar