biosseguranca
REVISÃO
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA PREVENÇÃO DOS RISCOS BIOLÓGICOS DA
EQUIPE DE ENFERMAGEM NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR1
Ana Carina da Cunha*
Adriane Cardoso de Queiroz**
Cláudia Mara de Melo Tavares***
RESUMO
A prevenção de riscos biológicos e proteção dos trabalhadores contra fatores adversos à saúde é uma preocupação constante dos programas de educação continuada no cenário hospitalar. Os objetivos da presente pesquisa constituíram-se em identificar as estratégias utilizadas pelo programa de educação continuada na prevenção dos riscos biológicos, apontar as principais dificuldades encontradas e levantar as necessidades dos trabalhadores de enfermagem com relação à educação continuada. Realizou-se uma revisão bibliográfica em artigos publicados no período de 1997 a 2008. Para o levantamento procedeu-se a uma coleta nos bancos de dados LILACS, BDENF e SCIELO. Foram selecionados 29 artigos. A análise de dados se deu por análise temática de conteúdo. Os resultados foram agrupados em três categorias: estratégias utilizadas, dificuldades encontradas e necessidades de educação continuada. Concluiu-se que o incentivo institucional e profissional é de fundamental importância para que o trabalhador busque novos conhecimentos sobre o seu processo de trabalho como meio de fazer diminuírem os riscos biológicos.
Palavras-chave: Educação Continuada. Riscos Ocupacionais. Riscos Ambientais.
INTRODUÇÃO
A prevenção de riscos biológicos e proteção dos trabalhadores de enfermagem é uma preocupação constante dos programas de educação continuada no cenário hospitalar.
Assim, a temática deste estudo está na educação continuada como forma de prevenir os acidentes de trabalho.
O hospital constitui um dos principais locais de trabalho da equipe de enfermagem, onde esses profissionais atuam em contato direto e contínuo com o paciente, configurando-se em um ambiente no qual estão mais expostos a acidentes ocupacionais