Escultura de aleijadinho
A obra mais famosa de Aleijadinho, o conjunto de esculturas da Via Sacra, que representam o caminho de Jesus até a crucificação, é visitado por apreciadores de arte do mundo inteiro e de todas as idades.
O Carregamento da Cruz faz parte do conjunto de 66 obras da Via Sacra, que estão expostas em seis capelas independentes. As esculturas do conjunto possuem um tamanho natural e são extremamente dramáticas, registando todos os passos de Jesus Cristo até a sua ressurreição. A cena do carregamento da cruz retrata o momento em que Jesus Cristo é obrigado a carregar a pesada cruz de madeira na qual será crucificado. Nas esculturas seguintes, Aleijadinho esculpe as quedas de Cristo e o momento tenso de sua morte. Jesus é retratado com uma expressão de dor devido ao grande peso do seu fardo. A escultura está exposta no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo, MG.
Jesus carregando a Cruz às costas – tropeça, observado pelas Santas Mulheres ou filhas de Jerusalém, uma com rosto que parece o Anjo da Paixão. Trajes recordando as figuras de presépios de barro dos fins do século XVIII. Maravilhosa figura do Cristo, expressão horrorizada do rosto, dedos tensos, pernas sangrentas, rosto do soldado ao fundo é a caricatura do rosto do Cristo, sempre na tradição portuguesa. Feitos pelo Aleijadinho o Cristo e a mulher que enxuga as lágrimas com o lenço. obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássicos e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte,