Aleijadinho
ALEIJADINHO
BARBARA
JI-P
JI-P ARANÁ, 30 DE AGOSTO DE 2012.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ
ALEIJADINHO
Pesquisa realizada para obtenção de nota parcial de grau1 disponível no Moodle. Disciplina História da Arte e Estética ministrada pelo professor Alexandre.
Pesquisa realizada para obtenção de nota parcial de grau1 disponível no Moodle. Disciplina História da Arte e Estética ministrada pelo professor Alexandre.
JI-PARANÁ 30 DE AGOSTO DE 2012.
Aleijadinho
Antônio Francisco Lisboa, que ficou famoso no mundo inteiro como Aleijadinho, nasceu em Ouro preto, Minas Gerais em 1730, cidade que a época tinha o nome de Vila Rica. Filho do casamento de Manuel Francisco Lisboa, Português e mestre de obras de profissão, e da escrava Isabel, o escultor mineiro aleijadinho aprendeu desde cedo o ofício do pai, que foi o primeiro arquiteto de Ouro preto.
Apaixonado pela arte, Aleijadinho só fez a escola primária, passou sua infância e juventude ajudando o pai e o tio, Antônio Francisco Pombal, um entalhador muito conceituado na cidade àquela época, não aproveitando as brincadeiras de criança que deveria ter. Segundo consta, a formação profissional de Aleijadinho pode ter sido aprimorada, enriquecida com a experiência de João Batista Gomes, abridor de cunhos e de José Coelho Noronha, entalhador e escultor, com que o artista teria uma relação muito boa.
Aleijadinho
Em 1777, Antônio Francisco Lisboa contrai a doença que lhe traria com o tempo o apelido de aleijadinho, a doença que foi deformando o artista com o passar dos anos fez com que ele perdesse os dedos dos pés, e das mãos. Os pesquisadores até hoje não conseguiram determinar com certeza qual o problema de saúde que teria trazido tão graves sequelas, se foi hanseníase, sífilis, ulcerações gangrenosas ou ainda uma tromboangeíte obliterante, doenças que aquela época não tinha tratamento eficaz e muito menos cura.
No período mais crucial, seus