aleijadinho
Seu primeiro trabalho, ainda como artesão jornaleiro da oficina de seu pai, é o risco para chafariz do Palácio dos Governadores de Vila Rica, atual Ouro Preto, feito em 1752. Somente em 1761 seu nome aparece novamente como autor do busto feminino para o chafariz do Alto da Cruz de Vila Rica (construído por seu pai), no qual se vê pela primeira vez na região uma escultura realizada em pedra-sabão.
É considerado um dos maiores artistas barrocos do Brasil e suas esculturas e obras de arquitetura encantaram a sociedade brasileira do século XVIII.
Sua existência é cercada por controvérsias. Muitos estudiosos acreditam que ele não existiu e que foi, na verdade, uma invenção do governo de Getúlio Vargas.
Aos 40 anos, ficou doente. Ninguém sabe ao certo o que o houve, mas especula-se que teve lepra e foi por causa da doença que recebeu o famoso apelido.
Aos poucos, foi perdendo o movimento das mãos e dos pés e para trabalhar pedia ao seu ajudante para amarrar as ferramentas no seu braço. Mesmo assim, continuou trabalhando em igrejas e altares de Minas Gerais.
Obras de Aleijadinho
Igreja de São Francisco de Assis (considerada uma das maiores realizações de Aleijadinho. Ele esculpiu, talhou e ornamentou a parte interna da igreja)
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Palácio dos Governadores
Os