Aleijadinho
ALEIJADINHO
22/03/2012
RESUMO
Antônio Francisco Lisboa viveu em Ouro Preto, data de nascimento incerto, data de sua morte 18/11/1814.
Filho do arquiteto e mestre de obras e sua escrava Isabel, foi criado por seu pai e sua madrasta a açoriana Maria Antônia de São Pedro, mais quatro meios irmãos.
Acredita se que tenha herdado o traçado de seu pai e sofrido influencias do desenhista e pintor João Gomes Batista. Frequentou o internato do seminário dos Franciscanos Donatos do Hospício da Terra Santa em Ouro Preto.
Antônio Francisco Lisboa ganhou o apelido de Aleijadinho quando a doença que tinha começou a deformar seu corpo e acabou por mutilar seus membros, mas mesmo nestas condições continuava produzindo. Por conta de sua aparência, cada vez mais se escondia das pessoas, trabalhado fechado, para que não vissem seu aspecto físico.
Sua Obra segue o estilo Barroco com características do Rococó e dos estilos Clássicos e Góticos.
E difícil enumerar suas obras, pois boa parte não tem sua assinatura, já que na época não tinham este costume e também não há muitos recibo por parte de quem o contratava. Suas obras estão expostas por toda Minas Gerais e algumas estão em museus no Brasil e Fora do Brasil.
Foi o maior representante do Barroco no Brasil, admirado por muitos, um mito que pela sua deficiência o fez ainda mais misterioso.
Palavras-chave: Barroco, Obras e Doença.
1 INTRODUÇAO
Antonio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi um famoso mestre do Barroco com uma obra extensa.
Mesmo existindo documentos que comprovem sua existência como escultor, entalhador e arquiteto a sua biografia ainda e muito discutida.
Segundo alguns estudiosos ele não teve tempo laboral para tão extensa obra.
Sua vida e cercada de mitos e verdades, alguns dizem ate mesmo que não existiu assim como sheiskape.
Diante de tantas controvérsias acabou