Barroco Brasilero
O Barroco no Brasil foi o estilo artístico dominante durante a maior parte do período colonial, encontrando um terreno receptivo para um rico florescimento. Fez sua aparição no país no início do século XVII, introduzido por missionários católicos, especialmente jesuítas, que para lá se dirigiram a fim de catequizar e aculturar os povos indígenas, no contexto da colonização portuguesa daquelas terras vastas e virgens, descobertas pelos europeus há meros cem anos.
ESCULTURA BARROCA NO BRASIL:
Com a chegada do barroco ao Brasil, originou-se uma produção estatuária sacra, que foi difundida por uma parte do litoral e interior do Brasil. As esculturas eram símbolos de devoção, por isso, eram encontradas tanto nas igrejas quanto nas casas. As primeiras esculturas barrocas que chegaram ao Brasil eram de origem portuguesa, e ao longo do período barroco, as importações continuaram. Entretanto no século XVII foram criadas, pelos religiosos Franciscanos e Beneditinos, escolas que ensinavam a arte de esculpir, e o suporte usado por eles era o barro. Já os Jesuítas, que também criaram escolas, juntamente com os índios usavam a madeira como suporte. Nas esculturas produzidas pelos índios santeiros, predominavam traços indígenas.
As esculturas se tornaram um bem de amplo consumo com modelos de grande e pequeno porte (no caso de viagens). As escolas mais importantes estavam localizadas em Salvador e Pernambuco, as mesmas produziam peças de alta qualidade. Por falta de assinaturas, algumas esculturas permanecem anônimas, pois somente a análise de estilo não são suficientes para determinar o autor da obra.
Por Volta de meados do século XVII os artistas se preocuparam com a estética das obras, nesse período nota-se um crescente refinamento e acabamento das peças. Além disso, existia uma aparente preocupação em se reproduzir movimentos de conteúdo dramático. O uso de linhas e curvas foi essencial para o impacto visual, capaz de chamar atenção dos