Escrituração contábel
A escrituração contábil é composta pelo registro de fatos administrativos que alteram de forma qualitativa ou quantitativa o patrimônio e estes registros devem ser expostos através de demonstrações contábeis
A Contabilidade é a alma da empresa, nela ficam registrados todos os atos e fatos. Se os atos do administrador são corretos: documentação adequada, transações negociais dentro do objeto da empresa, o reflexo é imediato: a Contabilidade é transparente. Caso contrário pode ser utilizada para incriminar a empresa, sócios, administradores e contador que foram relapsos e desleixados. Ela cuida de todos as funções fiscais, e contábeis da empresa, administrando e organizando as finanças, priorizando pagamentos, de fornecedores, impostos e taxas, controla contas a pagar e receber, em fim é responsável em organizar as finanças para que a empresa nao tenha problemas financeiros. porem isso aconterce mais em empresas grandes, em pequeno comercio o contador auxilia o empresario a pagar as taxas e impostos em dia, emitir nota fiscal, controla tambem folha de pagamento, etc., tem bem menos trabalho.
Cálculos contábeis se bem utilizados, são dados que podem ser a diferença para o gestor entre decisões de sucesso e falência iminente, principalmente quando estamos trabalhando com alto risco ou de maneira ousada/arrojada.
Através das informações contábeis, o gestor empresarial terá condições de verificar como estão os resultados entre outras informações de controle para o sucesso da empresa.
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de