METODOS DE ESCRITURA O ATPS
PRINCIPAIS TÉCNICAS DE ESCRITURAÇÃO
ESCRITURAÇÃO
DEMONSTRAÇÃO COTÁBEIS OU RELATÓRIO CONTÁBEIS
AUDITORIA
ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
ESCRITURAÇÃO
A escrituração contábil no dicionário de termos contábeis quer dizer “registro das operações da empresa.” Ou seja, registro de fatos que irá afetar ou afetou a empresa, contudo isso o registro é uma forma de saber da vida financeira da empresa.
O registro é chamado de lançamentos onde tudo que acontece na empresa desde compra, venda, empréstimos e até pagamentos que consiste no registro, contudo esse lançamento é escrito nos livros contábeis onde se segue o regime de competência e chegamos a conclusão que Registro é um conjunto de lançamentos nos livros contábeis.
A escrituração tem início na existência de documentos onde se tem a comprovação dos fatos ocorridos em uma determinada semana ou mês e até ano. A escrituração tem dois métodos sendo elas: partidas simples e partidas dobradas.
PARTIDAS SIMPLES: Onde se registra as operações através do controle de um só elemento, sem relaciona-las entre si.
PARTIDAS DOBRADAS: Para cada débito se corresponde a um crédito de valor igual, ou seja as contas se relacionam entre si de longe é o método mais usado pelas entidades, é a melhor de ser entendida dos métodos.
As ordens da escrituração têm vários métodos, só é diferenciada pelo modo que é ensinada nas escolas ou como ela é usada nos locais de trabalho, mas temos que salientar que tudo começa com um registro contábil onde que no livro diário temos os lançamentos em ordem cronológica.
EX: 1.LOCAL E DATA DO FATO
2. CONTA A SER DEBITADA
3. CONTA A SER CREDITADA
4. HISTÓRICO
5. VALOR
O livro razão vem logo em seguida com os lançamentos e por ultimo é elaborado um balancete de verificação que tem por finalidade verificar a igualdade dos saldos devedores com os saldos credores ara ser feita assim os relatórios contábeis.
Com base em tudo que se foi falado a escrituração tem por base nos documentos que