Líder ideal de uma equipa de profissionais de protecção civil
“A liderança é a arte para influenciar outros, para deles obter o máximo desempenho na realização de qualquer tarefa, objectivo ou projecto”.
General Ronald R. Fogleman, “The Leadership-Integrity Link”, in AU-24, Concepts for Air Force Leadership
A liderança ainda hoje é um conceito que não é pacífico. Ralph Stogdill, eminente professor da Universidade de Ohio, entre o grande número de definições que compilou, distingue as seguintes categorias em que a liderança é explicada1: como função das características pessoais ou dos quadros de comportamento, pela referência à interacção entre o Líder e o Subordinado (ou seguidores), pela incidência no cumprimento dos objectivos dos grupos, pela diferenciação entre algo designado como funções, enfim, pela ênfase do exercício do poder e influência.
Assim, é legítimo definir liderança como o “processo de influenciar, para além do que seria possível através do uso exclusivo da autoridade investida, o comportamento humano com vista ao cumprimento das finalidades, metas e objectivos concebidos e prescritos pelo Líder organizacional designado”. (General Belchior Vieira: 7)
Nas organizações são definidas linhas orientadoras para o cumprimento das finalidades, metas e objectivos, sendo o papel dos líderes fundamental, uma vez que estes são colocados em posições chave para se conseguir alcançar o produto final.
Aos líderes exige-se um comportamento moral exemplar contudo, a influência é o traço fundamental, nomeadamente pela persuasão, sobre o comportamento moral dos seus seguidores. Na influência aos seus liderados, um importante aspecto das relações persuasivas é a reputação do comunicador, o que requer do líder uma exemplar integridade pessoal e que as suas palavras e acções sejam coerentes.
É essencial para um líder conhecer-se muito bem a si próprio, o que sabe fazer, das suas capacidades e