Escrituracao contabil
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Escrituração Contábil
Porto Alegre
2012
Escrituração Contábil-Aspectos Formais e Legais
Porto Alegre
2012
Sumário 1-Introdução
2-Escrituração Contábil
3-Exemplos Práticos
4-Aspectos Legais e Formais da Contabilidade
5-Conclusão
Introdução
O objetivo da pesquisa é explicar, demonstrar e exemplificar a escrituração contábil na sua forma legal e em seus aspectos analíticos para a construção de conclusões e reflexões sobre o patrimônio de forma organizada e estruturada, assim possibilitando uma tomada de decisão melhor sobre o futuro da empresa.
Desenvolvimento * 1- ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
1.1 Conceito: A técnica utilizada para o registro dos fatos contábeis chama-se escrituração. Sendo processada em livros que se destinam ao controle das operações que afetam o patrimônio.
1.2 Métodos de Escrituração: Consiste num critério por meio do qual são registrados os fatos contábeis. Visa possibilitar o acompanhamento da situação patrimonial, econômica e financeira da empresa através do controle de suas operações. Sem esse tipo de controle a administração não conseguirá dispor de informações necessárias para análise e tomada de decisão e, assim, difícilmente conseguirá maximizar os resultados e minimizar os desperdícios. Para produzir os efeitos próprios da escrituração e atender o público interessado nas suas informações, a escrituração deve ser fidedígna, ou seja, respeitar o princípio da integridade. Assim, deve registrar todos os fatos sem qualquer omissão, para não se tornar uma contabilidade que atenda somente aos interesses de quem a manipula. Apesar de a legislação brasileira não impor nenhum método específico de escrituração, é impraticável a utilização de outro método que não seja o das partidas dobradas, sem o qual, não é possível, por exemplo, elaborar o balanço patrimonial ao modo pelo