Escritores da Liberdade
ESCRITORES DA LIBERDADE. Direção: Richard Lagravenese. Produção: Richard Lagravenese. Roteiro: Richard Lavagranese, Erin Gruwell, Freedom Writers. Elenco: Hillary Swank; Patrick Dempsey; Scott Glenn, Imelda Staunton; April Lee Hernandez; Kristin Herrera; Jacklyn Ngan; Sergio Montalvo; Jason Finn; Deance Wyatt. EUA/Alemanha, 2007. Duração: 123 min. Genero: Drama.
Escritores da Liberdade é um filme de drama. Pois retrata a vida de jovens adolescentes que vivem em meio às dificuldades. O filme é baseado em fatos reais, a qual á atriz Hillary Swank, vive a personagem da professora “Erin Gruwell”. A história é do ano de 1992 no EUA, onde a cidade de Los Angeles vive uma verdadeira guerra nos seus bairros mais pobres, causados por gangues que se enfrentam por motivo do racismo. Estes adolescentes de idade entre 14 e 16 anos que Erin Gruwell assume na sala de aula, são alunos de difícil relacionamento. A professora chega cheia de expectativas à sala de aula, ela imaginava que todos os alunos iriam corresponder ao seu modelo educacional, mas, logo de cara eles não gostaram e com isso vieram às brigas, os desencontros e as insatisfações dos mesmos, simplesmente ela é ignorada, consequentemente fica sozinha na sala de aula.
A professora é chamada de senhora G pelos os alunos, ela leva até a direção da Escola a dificuldade encontrada em sala de aula, e também é ignorada inclusive pela direção da escola. Mais Erin não desiste, chega a sala de aula com uma proposta de trabalho que se identifica com os alunos, fala com eles através da música, conhecer cada um deles é o que a professora almeja, pois cada um tem a oportunidade de falar de si próprio, de seus medos, suas angústias, suas mágoas e da violência, a qual todos passam. A senhora G com esse trabalho adquire um excelente resultado. Ao manter este contato com os alunos, e participando de forma ativa ao mundo deles, a professora conquista a confiança, através da escrita em diários, ela criou