Escritores da liberdade
Richard LaGravenese diretor e roteirista do filme “Escritores da liberdade”relata a história real de uma jovem professora interpretada pela a atriz Hilary Swank e de uma turma de jovens divididas em gangues e etnias que pela ajuda da educação mudam suas histórias e reescrevem suas vidas.
Thayana Pimentel
O Drama “Escritores da Liberdade” com duração de 123 minutos esta baseado em fatos reais e conta a história da jovem professora Erin Gruwell que começa a trabalhar no colégio Wilson e lecionar na turma 203 do 2° grau. No seu primeiro contato com a turma, Erin percebe a situação da escola e a dura realidade em que os jovens estavam envolvidos. Eram participantes de gangues em que matavam-se pela raça, tento tal atitude como orgulho e sinal de respeito para com os jovem que já tinham sido mortos pela guerra das gangues. A educadora assusta-se com tal situação, mas sente-se estimulada a fazer algo a mais pelos jovens e tentar mudar suas histórias.
Mesmo decepcionada ao descobrir o desinteresse dos alunos pela aula a professora G, assim chamada pelos alunos, não desiste de tentar superar as barreiras ali encontradas e começa a utilizar de métodos que sejam comuns às vidas deles para lhes ensinar a matéria, fazendo com que eles se interessem um pouco mais e dessa forma aos poucos começa a conhecer a história de cada um e a participar de suas vidas.
Ao entregar aos jovens um caderno onde pudessem fazer seu diário e partilhar suas histórias e angustias muita coisa começa a mudar em sala, pois ela ver a partir daí a necessidade que eles tinham de ser ouvidos e compreendidos no todo e não serem apenas taxados como marginais.
Erin Ao ler seus diários, apenas reforçou sua decisão de não desistir de seus alunos e continuou a estimulá-los a leitura como “O Diário de Anne Frank” fazendo com que conhecessem outras realidades e usassem a consciência em relação à violência em que estavam envolvidos. Foi estudando a história do holocausto que