escrita alfabética
ESCRITA ALFABÉTICA
2232025113665Trabalho destinado à disciplina história da educação, do curso de Pedagogia 2º período noturno para obtenção de notas.
Orientador: Emaluci Reis
00Trabalho destinado à disciplina história da educação, do curso de Pedagogia 2º período noturno para obtenção de notas.
Orientador: Emaluci Reis
Historia da escrita A escrita não é recente, ela surgiu há milhões de anos a.C., os povos da pré-história não tinham nenhuma escrita alfabética, mas tinham várias formas de registrar, comunicar e conhecer através de gestos, sinais, marcas e desenhos. Porém, ainda não era um tipo de escrita, pois não havia organização, nem mesmo padronização das representações gráficas. Foi somente na Mesopotâmia que a escrita foi elaborada e criada. Por volta de 4000 a. C., os sumérios desenvolveram a escrita em forma de cunha, usando placas de barro, onde cunhavam a escrita. Na Roma Antiga, o alfabeto havia somente letras maiúsculas. Utilizavam-se hastes de bambu ou penas de pato e outras aves. Houve algumas modificações em sua forma original, foi criado um novo estilo de escrita denominada uncial, resistiu até o século VIII, e foi utilizado na escritura de Bíblias. Os fenícios inventaram um sistema reduzido de caracteres que representavam o som consonantal, característica das línguas semíticas encontrada hoje na escrita árabe e hebraica. Os gregos adaptaram o sistema de escrita fenícia agregando as vogais e criando assim a escrita alfabética. (Alfabeto, palavra derivada de alfa e beta, as duas primeiras letras do alfabeto grego. Posteriormente, a escrita foi adaptada pelos romanos, constituindo-se o sistema greco-romano, que deu origem ao nosso alfabeto.
Conceitos
Escrita é um método de registrar a memória cultural, política artística, religiosa e social de um povo. Instrumentaliza a reflexão, a expressão e a transmissão de informações, entre outras necessidades sociais.
Alfabeto representa o menor