escravidão
As condições de um escravo na época eram horríveis, viviam em péssimas condições de vida, trabalhando de sol a sol, alimentação de péssima qualidade, dormiam acorrentados, e alem disso tinham os castigos físicos como o açoite por exemplo. Era proibida a pratica de qualquer religião que n fosse a religião católica, que era imposta pelos senhores de engenho.
Durante todo o tempo da escravidão, houve resistência da parte dos negros, os chamados quilombos, por exemplo, eram comunidades bem organizadas em que grupos de revoltosos formavam na floresta, também tinham as cartas de alforria, eram documentos que compravam a liberdade, vários escravos que juntaram trocados durante toda a sua vida conseguiram comprar sua liberdade, o problema e que por preconceito não conseguiam se mantiver fora das fazendas por não arrumarem empregos.
Antes da abolição da escravidão em 13 de maio de 1888 pela lei Áurea, a Inglaterra que vinha pressionando o Brasil, conseguiu fazer com que o trafico fosse proibido em 1845, logo depois as leis Eusébio De Queiroz, lei do Ventre Livre e lei dos Sexagenários.
Durante muito tempo os portugueses escravizavam os índios, com o tempo foram adotados os africanos. Pessoas tiradas de suas origens, lavados por um navio negreiro, com péssimas condições de viagem, alguns nem sobreviviam, para um chagar em uma terra desconhecida e serem barganhados como mercadorias.
Viviam em senzalas, um lugar sem nenhum saneamento dormiam acorrentados para evitar fugas, a alimentação era de péssima qualidade, trabalhavam sem nenhuma misericórdia todos os dias e para aqueles que n cumprissem as ordens, castigos físicos.
Alguns grupos se atreviam a organizar revoltas nas fazendas, quando conseguiam fugir, iam parar as florestas e viviam em