Macro e Micro economia
Estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes à organização dos mercados, realçando características tais como: o tamanho das empresas, a diferenciação dos produtos, a transparência do mercado, os objetivos dos participantes, o acesso de novas empresas. No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas cinco características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio. Quanto aos seus objetivos, a empresa defronta-se com duas possibilidades principais: maximizar lucro e maximizar Mark-up (margem sobre os custos diretos). Dentro da teoria neoclássica ou marginalista, o objetivo da empresa é sempre maximizar o lucro total.
Estrutura de
Mercado
Produtores Consumidores Produto Monopólio Um único produtor Muitos -
Concorrência
Monopolística Muitos e pequenos
Produtores
Muitos Diferenciado
Concorrência perfeita Muitos e pequenos
Produtores
Muitos Homogêneo
Oligopólio
Poucos produtores Muitos Substitutos
Próximos
2.1.1 Monopólio: É uma condição de mercado caracterizada pelo controle, por um só produtor, dos preços e das quantidades de bens ou serviços oferecidos aos usuários e consumidores. Estes usuários e consumidores não possuem alternativas senão comprar do monopolista. Isso faz com que o monopolista opere sempre com lucros extraordinários. O preço cobrado pelo monopolista será sempre maior do que em competição perfeita e a quantidade vendida sempre menor.
2.1.2 Concorrência Monopolística: A concorrência monopolista (também chamada de concorrência imperfeita) é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrência. Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio, pelas seguintes características.
2.1.3 Concorrência Perfeita: A estrutura de