Macro e micro economia
Economia é o estudo das escolhas feitas por pessoas quando existe escassez, ou seja, quando existem limites ao que o indivíduo pode obter. A escassez é uma situação na qual os recursos – tudo aquilo que usamos para produzir bens e serviços – são limitados em quantidade, mas podem ser usados de diferentes maneiras.
Devido à limitação de recursos, torna-se necessário sacrificar a obtenção de um bem ou de um serviço pela obtenção de outro. A seguir estão alguns exemplos de escassez:
1. Seu tempo, como o de todas as pessoas da vida moderna, é limitado. Se você joga videogame durante uma hora, passa ater uma hora menos para as demais atividades, tais como estudar, fazer ginástica ou trabalhar.
2. Uma cidade tem uma quantidade limitada de terrenos. Se for usado um alqueire de terra para construir um parque, haverá um alqueire a menos para a construção de apartamentos, escritórios ou fábricas.
3. Uma nação tem um número limitado de pessoas; assim, se um exército abrigar um grande contingente de soldados, haverá menos pessoas para trabalhar como professores, cientistas e policiais.
Em virtude da escassez, escolhas devem ser feitas. Por exemplo: você deve decidir como vai gastar seu tempo; a cidade vai decidir como usar seus terrenos; e nós, como nação, precisamos decidir de que maneira dividirmos nossa população entre as funções de ensino, de ciência, de cumprimento da lei, militar, etc.
De uma forma mais abrangente pode-se entender Economia como uma ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas.
A seguir algumas definições para a ciência econômica:
• A ciência que estuda a escassez.
• A ciência que estuda o uso dos recursos escassos na produção de bens alternativos.
• O Estudo da forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos.
• Economia é uma ciência social que estuda a administração dos recursos escassos