Projeto multidisciplinar
Introdução
O Projeto se evidencia no cenário educacional com uma nova dimensão, sendo parte dos estudos da teoria construtivista de Piaget.
O trabalho por projeto permite que o aluno aprenda fazendo e reconheça sua autoria naquilo que produz por meio do estudo sobre questões de investigação. A aprendizagem baseada em projetos é uma estratégia de ensino e aprendizagem do século XXI. È uma estratégia que exige mais dos alunos e professores para que possa funcionar.
O projeto envolve pesquisas de campo, entrevistas, visitas à biblioteca e pesquisa na comunidade. Deve ser baseados na experiência e prontidão dos alunos, nos horários da escola, na matéria e no nível de conhecimento do professor.
Os projetos podem ser desenvolvidos e baseados em questões e problemas que as pessoas enfrentam em sua vida profissional, sua vida cotidiana, na escola e em torno das necessidades da comunidade.
No planejamento é importante discutir as responsabilidades com os alunos no início do trabalho, esclarecer o que se espera do professor e dos alunos no projeto. A orientação aos alunos para as metas do projeto requer tempo e paciência. Os alunos podem trabalhar em pequenos grupos ou com grupo inteiro.
O professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos ritmos de trabalhos dos alunos a da etapa. Não é o professor quem planeja para os alunos executarem, ambos trabalham juntos neste processo de aprendizagem e atuam em conjunto.
O professor é o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo a ser realizado pelo aluno. A criação de um ambiente de confiança, respeito às diferenças e reciprocidade encoraja o aluno a reconhecer os seus conflitos e a descobrir a potencialidade de aprender a partir dos próprios erros. O professor não terá inibições em reconhecer seus próprios.
No projeto envolve múltiplas tarefas e tomadas de decisões, e os alunos participam e