Escrava isaura
Arquelau (filósofo)
O pré-socrático Arquelau, primeiro filósofo de origem ateniense, foi discípulo de Anaxágoras e mestre de Sócrates. Entretanto, nenhum fragmento de suas obras sobreviveu.
Há relatos sobre o seu pensamento, por exemplo, na Vida e Doutrina dos Filósofos Ilustres de Diógenes Laércio e na Refutação de Todas as Heresias de Hipólito de Roma
-------------------------------------------------
Diógenes de Apolônia
Diógenes de Apolónia ou Apolônia (viveu noséculo V a.C. - 499 a.C. – 428 a.C.) foi um filósofo grego. Praticamente nada se sabe sobre sua vida, apenas que seu pai era um banqueiro e que ele foi exilado de sua cidade natal por falsificar moedas, na verdade fugiu antes mesmo de ser exilado. Foi contemporâneo de Anaxágoras de Clazômenas e pode ser considerado o último filósofo pré-socrático. Do ponto de vista doutrinário, sua filosofia é uma espécie de retorno ao modo de pensar jônio. Diógenes assumiu um único princípio primordial - o ar - e pretendeu explicar os mais variados fenômenos a partir dele. Ao mesmo tempo, também encontrou espaço para o nous de Anaxágoras em seu sitema filosófico e isso revela um caráter eclético em seu pensamento.
Sabe-se que escreveu uma Meteorologia, um livro chamado Da natureza do homem e outro chamado Sobre a ciência natural. Todos os fragmentos que chegaram até nós derivam desta última obra.
Anaximandro de Mileto (611-547 a.C.
Anaximandro viveu em Mileto no século VI a.C.. Foi discípulo e sucessor de Tales. Anaximandro achava que nosso mundo seria apenas um entre uma infinidade de mundos que evoluiriam e se dissolveriam em algo que ele chamou de ilimitado ou infinito. Não é fácil explicar o que ele queria dizer com isso, mas parece claro que Anaximandro não estava pensando em uma substância conhecida, tal como Tales concebeu. Talvez tenha querido dizer que a substância que gera todas as coisas deveria ser algo diferente das coisas criadas. Uma vez que todas