Escopo
Alunos : Esdras Osvaldo, Renan Andrade, Robério Arcanjo, Mário André
Gerência de Projetos
Prof: Henrique
Gerenciamento de
Escopo
1. Escopo – o que é?
O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e somente ele, para terminar o projeto com sucesso. O gerenciamento do escopo do projeto trata principalmente da definição e controle do que está e do que não está incluído no projeto.
O plano de gerenciamento do escopo do projeto é uma ferramenta de planejamento que descreve como a equipe irá definir o escopo do projeto, desenvolver a declaração do escopo detalhada do projeto, definir e desenvolver a estrutura analítica do projeto, verificar o escopo do projeto e controlar o escopo do projeto. O desenvolvimento do plano de gerenciamento do escopo do projeto e o detalhamento desse escopo se iniciam pela análise das informações contidas no termo de abertura do projeto, pela declaração do escopo preliminar, pela última versão aprovada do plano de gerenciamento do projeto, pelas informações históricas contidas nos ativos de processos organizacionais e por quaisquer fatores ambientais relevantes para a empresa.
2. Coleta de Requisitos
Dentro dos processos do Guia PMBOK® a coleta de requisitos é uma tarefa de entrada do planejamento do escopo do projeto que deve ser vista com uma cautela imensa visto que à partir da coleta de requisitos pode ser feita a definição de escopo, tempo, risco, custo e cronograma do projeto e servir como documento formal para execução, monitoria e controle do mesmo.
Coletar requisitos é o processo de definir e documentar as funções e funcionalidades do projeto e do produto necessárias para atender às necessidades e expectativas das partes interessadas. O sucesso do projeto é diretamente influenciado pela atenção na captura e gerenciamento dos requisitos do projeto e do produto. Os requisitos incluem as