Escopo empreendedorismo
O empreendedorismo no Brasil
Pré-projeto fase 01
Escopo do projeto a ser desenvolvido durante o 6° semestre do curso de Administração, dentro do módulo PPI (Projeto profissional Interdisciplinar)
Aluno RA
Dario Cardoso Machado Neto 1015101
Eveline Cristina da Silva 0910617
15/12/2011
Índice
Introdução 1
Apresentação e justificativa do trabalho 1
Objetivo 5
Desenvolvimento 6
Referências bibliográficas 6
Introdução
Apresentação e justificativa do trabalho
De acordo com o dicionário eletrônico Wikipédia, empreendedorismo é o movimento de mudança causado pelo empreendedor, cuja origem da palavra vem do verbo francês “entrepreneur” que significa aquele que assume riscos e começa algo de novo. Apesar do empreendedorismo estar cada vez mais em evidência nos artigos, revista, internet, livros e aparentar ser um termo “novo” para os profissionais, é um conceito antigo que assumiu diversas vertentes ao longo do tempo.
O termo empreendedorismo tem muitas origens, de acordo com o campo de atuação dos pesquisadores, que utilizarão os princípios de suas próprias áreas de interesse para constituir cada conceito. Essas duas correntes principais contêm elementos comuns à maioria delas: a dos economistas que dedicaram seus estudos ao gerenciamento dos negócios na empresas e que definiram como pessoas que corriam riscos, investiam seu capital próprio e negócios, e a dos comportamentalistas que enfatizam os aspectos atitudinais como a criatividade e a intuição.
Com as mudanças históricas, o empreendedor ganhou novos conceitos que, na verdade, são definições sob outros ângulos de visão sobre o mesmo tema. A definição atual diz que se caracteriza a ação empreendedora em todas as suas etapas, ou seja, criar algo novo mediante a identificação de uma oportunidade, dedicação e persistência na atividade que se propõe a fazer para