Escolas de relações humanas e seus principais expoentes
Autores
Paulo Ruschel Pruschel
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão de Recursos Humanos (RHU0011) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
23/02/2011
INTRODUÇÃO
A Escola das Relações Humanas teve como seu principal difusor Elton Mayo que defendia a tese da necessidade psicológica do homem de sentir como membro de um grupo social. Quer dizer, que além da recompensa financeira é necessário que a organização favoreça a cooperação e a integração ao grupo social. Conforme chegou a destacar o próprio Elton Mayo a concepção do homem no trabalho, mantém íntima relação com a motivação, a sociabilidade e a aspiração tornam-se instrumentos necessários para fornecer ao indivíduo a realização pessoal. Desta forma tornam-se mais humanas e democráticas as relações entre as pessoas e as organizações, onde intensificam-se as preocupações com os aspectos psicológicos e sociológicos, iniciando assim a aplicação de conceitos como a motivação pessoal, a liderança no grupo social e a comunicação e repasse de informações.
OBJETIVOS
• Trazer uma nova perspetiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começar a tratar de forma mais complexa os seres humanos.
• Criar novas perspetivas para a administração, buscar conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos.
• Fazer com que os funcionários participem nas tomadas de decisões e na disponibilização das informações acerca da empresa a qual eles trabalham. PRÁTICA SIMULADA ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
É um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceites são contestadas na busca da causa da crise. As novas idéias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspetiva para a