Coisas
Na Administração, encontraremos diversas vertentes voltadas às questões organizacionais, com cinco variáveis: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia.
Ao estudarmos a Teoria Geral da Administração, encontraremos diversas vertentes voltadas às questões organizacionais, com cinco variáveis: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia. Conforme esquema abaixo, visualizaremos as escolas por ênfase temática.
►Teoria Administrativa Científica - Frederick W. Taylor, considerado o Pai da Administração Científica. Seus princípios administrativos tiveram origem no “chão de fábrica”, dando ênfase a adoção de métodos racionais e padronizados objetivando máxima divisão de tarefas, com enfoque na produção. Realizou estudos na busca de maior eficiência na fábrica em que trabalhava.
►Teoria Clássica - foi desenvolvida através de Henri Fayol, engenheiro educado na França. Esta teoria teve origem na gerência administrativa, dando ênfase na estrutura formal da empresa; com adoção de princípios administrativos pelos altos escalões, privilegiando as tarefas da organização.
01- Divisão do Trabalho;
02- Autoridade e responsabilidade;
03- Unidade de comando;
04- Unidade de direção;
05- Disciplina;
06- Prevalência dos interesses gerais;
07- Remuneração;
08- Centralização;
09- Hierarquia;
10- Ordem;
11- Equidade;
12- Estabilidade dos funcionários;
13- Iniciativa;
14- Espírito de corpo.
Definiu como funções essenciais da gerência administrativa, os itens abaixo: Planejar, Comandar, Organizar, Controlar e Coordenar
►Teoria Neoclássica- A Teoria Neoclássica surgiu com roupagem nova, eliminando os exageros e distorções de toda teoria pioneira. É a teoria clássica atualizada, com ênfase nos aspectos práticos da Administração. Os neoclássicos estabelecem normas de comportamento administrativo. Com ênfase também nos objetivos e nos resultados. De acordo com a Teoria Neoclássica há três aspectos