escolar
nomes comerciais clexane; clexane; cutenox; heptron
apresentação:
ampola de 20mg/0,2ml, 40mg/0,4ml, 60mg/0,6ml, 80mg/0,8ml
indicações da enoxaparina
trombose (venosa, pulmonar e cerebral); infarto do miocárdio; entupimento dos vasos cerebrais; arritmia cardíaca.
posologia
é determinada pela predisposição individual de ocorrer o tromboembolismo venoso em situações desencadeantes como cirurgia, imobilização prolongada e trauma, entre outras. dessa maneira, são considerados com risco moderado os indivíduos que apresentem os seguintes fatores predisponentes: idade superior a 40 anos, obesidade, varizes dos membros inferiores, neoplasia à distância, doença pulmonar ou cardíaca crônica, estrogenioterapia, puerpério, infecções sistêmicas, entre outros. são considerados com alto risco os indivíduos com história de tromboembolismo venoso prévio, neoplasia abdominal ou pélvica, cirurgia ortopédica de grande porte dos membros inferiores, entre outros
cuidados de enfermagem
1.antes de administrar clexane® (enoxaparina sódica), confira a embalagem com a prescrição do médico.
2.a seringa já está pronta para uso. observe que existe uma pequena bolha de gás dentro da seringa. este gás é inerte e não se deve retirar esta bolha de gás da seringa..
3.clexane® (enoxaparina sódica) deverá ser administrado, de preferência, com o paciente deitado.
4.o local ideal para a injeção subcutânea é no tecido celular subcutâneo do abdômen (cintura), alternando-se, a cada aplicação, o lado direito com o esquerdo.
5.deve-se proceder a limpeza do local da aplicação com algodão hidrófilo ou gaze embebidos em anti-séptico (álcool 70%, por exemplo). a injeção subcutânea consiste na introdução da agulha verticalmente em todo o seu comprimento, na espessura de uma prega cutânea feita entre os dedos polegar e indicador.
6.injetar lentamente o conteúdo da seringa.
7.mantenha esta prega cutânea até o final da injeção.
8.ao final, faça discreta