Escolar
Os primeiros seres humanos surgiram na África, os mais antigos fósseis de hominídeos foram encontrados no continente africano e tem cerce de cinco milhões de anos.
O Egito foi provavelmente o primeiro estado a se formar no continente há cerca de 5000 anos, além disso, os africanos foram procurando desde a antiguidade por povos de outros continentes que buscavam as suas riquezas como sal e ouro. Sua divisão territorial é muito recente. Realizou-se em meados do século XX, e resultou na descolonização europeia.
Apesar de se registrarem atualmente na África muitos conflitos de caráter político, a grande maioria dos países possui governos democraticamente eleitos. No entanto, as eleições são frequentemente consideradas “sujas” devido ás fraudes tanto internamente como pela comunidade internacional, já que existem países em que o presidente ou o partido governamental se encontra no poder a vários anos.
No período da expansão Marítima Européia, muitas áreas da costa africana foram conquistadas e o comércio europeu foi estendido para essas regiões. No continente existiam muitas tribos primitivas, havia guerras entre tribos diferentes e aquelas que saíam derrotadas se tornavam escravas das vencedoras.
No período da colonização da América ocorria o tráfico negreiro. Eram buscados negros na África para trabalhar como escravos nas colônias, esses eram conseguidos pelos europeus por negociação com as tribos vencedoras e os escravos eram trocados por mercadoria de pouco valor na Europa como o tabaco. Após a revolução industrial e a independência das colônias americanas as potências europeias começaram o imperialismo ou neocolonialismo em que áreas da África eram dominadas para expandir o comércio, buscar matérias primas e mercado consumidor.
Devido ao neocolonialismo a África foi dividida em fronteiras artificiais de acordo com os interesses europeus, tribos aliadas foram separadas e tribos inimigas foram unidas. Essa divisão ocorreu em 1884-1885