Escola5
Lei de Hooke: Medida da constante elástica e gravitacional local.
Adriano Matos da Silva – A01/2
Profº Ms. Elias de Souza Leite
27 de Setembro de 2011
Objetivo:
Obter o valor da constante elástica de mola pelo método estático e a medida da gravidade local utilizando um dinamômetro é o seu desvio padrão.
Introdução: O experimento foi elaborado de acordo as afirmativas da lei de Hooke (Robert Hooke, 1635-1703), esta é a lei da física relacionada à elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante da mola ou do corpo que sofrerá deformação, que é dada por:
F = -k.Δl (vetorial)
Onde k é denominada constante elástica da mola e a sua unidade no SI é o N/m. A lei de Hooke pode ser utilizada desde que o limite elástico do material não seja excedido. O comportamento elástico dos materiais segue o regime elástico na lei de Hooke apenas até um determinado valor de força, após este valor, a relação de proporcionalidade deixa de ser definida (embora o corpo volte ao seu comprimento inicial após remoção da respectiva força). Se essa força continuar a aumentar, o corpo perde a sua elasticidade e a deformação passa a ser permanente (inelástico), chegando à ruptura do material.
O instrumento que usa a lei de Hooke para medir forças e usado neste experimento é o dinamômetro.
Materiais Utilizados:
* Mola Helicoidal;
Fig.: 1.
* Massas; * Régua Graduada(50cm);
Fig.: 2 * Balança Eletrônica; * Dinamômetro(1N);
Fig.: 3
Procedimentos Experimentais: A. Medida da constante elástica pelo método estático. 1. Organizar o equipamento com os materiais fornecidos; 2. Adotar a base do suporte para massas como referêncial para medidas de deformações; 3. Escolher 10(dez) massas diferentes, anotando os seus valores na tabela 01; 4. Colocando-se