Escola e familia
1-Artigo apresentado na disciplina de Estágio Curricular IV, ao curso de Pedagogia EAD, da Universidade Luterana do Brasil, como requisito para conclusão de curso.
Educar, de quem é a responsabilidade? A educação de nossas crianças é dever dos pais ou responsabilidade da Escola?
Como diz o artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: “A educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Segundo Içami Tiba, “não adianta a escola atribuir a educação de seus alunos aos respectivos pais, nem os pais exigirem da escola tal função”.
Partindo da premissa de que a educação é direito da criança vamos abordar alguns aspectos relacionados ao tema AS RELAÇÕES FAMILIA-ESCOLA que consideramos importantes no desenvolvimento do ser humano e que merecem uma reflexão sobre que individuo pretenderam construir.
Ao caracterizarmos a E.E.E.M. Frei Caneca, inaugurada em 1936, percebe-se uma mescla muito grande em relação ao aspecto socioeconômico e cultural dos seus usuários, pois ela atende a alunos oriundos de diversos bairros, além do interior do município. A Escola é para o bairro um importante marco sociológico, tanto que, escola e bairro são identificados pelo mesmo nome. Caracterizar os alunos é falar desse turbilhão de energias, de emoções, que surgem no ambiente escolar. É falar da dinamicidade e da precocidade com que as crianças lidam com avanços que diariamente se manifestam, e por elas naturalmente assimilados, incorporados e manifestados em comportamentos que tanto surpreendem, quanto afligem pais e professores. Contextualizar hoje a relação família-escola é falar de uma realidade que não difere entre uma e outra instituição, as quais precisam lidar, além das situações acima colocadas, com a realidade das drogas, lícitas e