Escola e comunidade no processo democrático
ESCOLA E COMUNIDADE NO PROCESSO DEMOCRÁTICO
Artigo científico apresentado ao Curso de Pedagogia Educação Infantil e Séries iniciais, da Faculdade Luterana do Brasil (ULBRA)
RIO GRANDE
2009
TÍTULO: ESCOLA E COMUNIDADE NO PROCESSO DEMOCRÁTICO
AUTOR: ADNE VIEIRA
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo a importância da participação da comunidade na escola. Efetuou-se uma pesquisa bibliográfica, onde percebe-se claramente , através dos autores estudados a importância da relação Comunidade x Escola para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Essa visão, certamente, contribui para que tenhamos uma maior clareza do que podemos fazer no enfrentamento das questões sócio-educativas no conjunto do movimento social. As ações de caráter pedagógico que as escolas podem dirigir para favorecer as famílias devem fazer parte de seu projeto e para que isso possa acontecer é fundamental que as ações em favor da família sejam desenvolvidas e presididas pelos princípios da convergência e da complementaridade.
Palavras - chave: educação, comunidade, escola
INTRODUÇÃO
Este artigo aborda assuntos relativos a interação Escola/Comunidade e seu reflexo no processo educacional, na transformação da estrutura escolar e social, traçando um paralelo entre a teoria e a prática, com o propósito de uma sociedade mais democrática, sem exclusões e com melhores condições de vida para todos os indivíduos. Entende-se que a educação é uma ação comunitária, é diálogo, encontro e comunicação de um ser com o outro. A escola deve institucionalizar este caráter social e político da natureza humana, não pode ser vista como um espaço isolado e artificial. Paviani (1988) diz que a compreensão de não é a Escola que reúne os indivíduos, mas a necessidade de educação que dá origem á Escola, fundamenta o significado comunitário da Escola. A educação como instrumento de participação política e incumbida da cidadania acarreta profundas modificações sócio-educacionais. É