Escola Socialista
A Escola Socialista estabelecia:
- O Estado deve ter em suas mãos, a propriedade e os meios de produção;
- O Estado regula a distribuição riquezas econômicas (bens e/ou serviços) e promove reformas em busca do bem-estar social.
A Escola Socialista é dividida em três segmentos, classificados conforme a estrutura do pensamento de seus autores:
Socialismo Utópico – Constituído pelos pensadores idealistas, liderados por Thomas Malthus. Sua grande obra “A Utopia” (1516), era uma crítica consistente ao capitalismo nascente e ao feudalismo decadente.
A Utopia, ficou na história do socialismo, como a primeira tentativa teórica de formação de uma sociedade teórica de formação de uma sociedade sem propriedade privada, sem trabalho assalariado e sem supérfluos.
Socialismo Cientifico – Constituído pelos pensadores que estruturavam seus trabalhos no materialismo dialético e histórico. Obs:Materialismo dialético – doutrina cuja idéia central é que o mundo não pode ser acabados, mas de processos em incessante movimento.
Obs: Materialismo histórico – doutrina do Marxismo que afirma que o modo de produção da vida material condiciona o conjunto de todos os processos da vida social, política e espiritual.
O socialismo cientifico, foi liderado por Karl Marx (1818-1883), sua principal obra foi O Capital (1867). Dentre os vários aspectos de sua obra destacam-se os estudos sobre a mais-valia, acumulação capitalista e o exercito industrial de reserva.
Neo-Marxismo – Conhecidos como reformadores do Marxismo ou os integrantes da nova esquerda ou de Neo-Esquerdista.
O Neo-Marxismo foi liderado por Antonio Gramsci (1891-1937), que discordava de Marx e afirmava que nenhuma classe poderia dominar apenas na base de fatores econômicos e que a classe operária poderia atingir o poder através do esforço político e intelectual.
O Socialismo é um sistema