Escola Socialista
(Escola Socialista)
-Visão Geral do Socialismo
Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres. Noel Babeuf foi o primeiro pensador que apresentou propostas socialistas sem fundamentação teológica e utópica como alternativa política. A origem do socialismo tem raízes intelectuais e surgiu como resposta aos movimentos políticos da classe trabalhadora e às críticas aos efeitos da Revolução Industrial (capitalismo industrial).O socialismo está dividido em: Socialismo Utópico, Científico e Real.
Socialismo Utópico (Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier): Os primeiros socialistas, que foram os utópicos, tinham em mente a construção de uma sociedade ideal, através de meios pacíficos e da boa vontade da burguesia.
Socialismo Científico (Karl Marx e Friedrich Engels): Também conhecido como marxismo, se opunha ao socialismo utópico, porque não tinha a intenção de criar uma sociedade ideal. Tinha sim o propósito de entender o capitalismo e suas origens, o acumular prévio de capital, a consolidação da produção capitalista e as contradições existentes no capitalismo.
Socialismo Real: É uma expressão que designa os países socialistas que preconizam a titularidade pública dos meios de produção.
- Concepção econômica de Karl Marx
Autor de “Contribuição à Crítica da Economia Política” (1859), dizia que o subconsumo dos trabalhadores resulta de sua exploração pelo capitalista, bem como as relações econômicas são as forças motrizes nas sociedades. No entanto, no capitalismo as pessoas são motivadas por interesses econômicos próprios.Em um sistema capitalista, os interesses econômicos são do capitalista e do trabalhador, que se opõem, sendo que o capitalista só pode prosperar explorando o trabalhador.Marx começa seu ataque