escola recursos humanos
O gerente, chefe ou superior é o indivíduo que, em razão do controle acionário, de conhecimento técnico, de envolvimento político ou de confiança adquirida junto á direção de empresa, é conduzido á posição de comando, coordenação de pessoas, funções ou projetos, independentemente das suas características de lideranças.
Liderança é a característica que se espera do gerente, chefe ou supervisor, e que deve ser demonstrada na conduta do processo produtivo, por meio do envolvimento e do aproveitamento pleno da criatividade do grupo a ele subordinado, de modo a alcançar a satisfação de todos.
Gerência autoritária versus liderança
No procedimento gerencial autoritário, as pessoas são conduzidas a produzir de forma mecânica sem terem oportunidade para pensar, criar e participar, inseridas num ambiente que não proporciona motivação e satisfação com o trabalho; já no de liderança, as pessoas são conduzidas a produzir de forma envolvente, participativa, criativa, trabalhando com satisfação e contribuindo bem mais para a qualidade e o crescimento do negócio.
Liderança autocrática
É o modelo no o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. É ele também quem estabelece, uma a uma e de modo imprevisível, as providências e as técnicas necessárias para a execução das tarefas, além de determinar aquela que cada um deve executar e quem será o companheiro de trabalho.
Liderança democrática
É identificável a partir da incidência de característica como:
As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e assistido pelo líder.
O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando, quando necessário, aconselhamento técnico ao líder, que sugere as alternativas possíveis para o grupo escolher.
A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho; e