Qualificação profissional em Serviço Social após a graduação
Este Projeto de Pesquisa apresenta como eixo central de investigação a questão da qualificação profissional em Serviço Social após a graduação. Neste sentido, tem por finalidade principal compreender os desafios enfrentados pelos profissionais no mercado de trabalho, bem como as possibilidades de continuidade da formação profissional.
O Assistente Social é um profissional cuja atuação deve ser desenvolvida com competência teórica, técnica, metodológica e política. Sua atuação se dá nas diversas expressões da Questão Social que afetam a qualidade de vida da população. Por meio das políticas públicas, tem como objetivo viabilizar os direitos dos usuários já garantidos por lei.
A intervenção deste profissional junto à sociedade tem como espaços ocupacionais os Conselhos de Políticas Públicas da Assistência Social, Saúde, Previdência, Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, idoso, deficiente, dentre outros. Diante de tantas possibilidades de trabalho, o Assistente Social necessita aprimorar constantemente seus conhecimentos teóricos, metodológicos, técnicos e políticos para apreender e decifrar a realidade social.
As demandas e os desafios não se esgotam, é preciso buscar o seu entendimento gradativamente, por isso a formação deve ser contínua. Nesta perspectiva, o desafio maior é aprender as alterações que os processos sociais vêm gerando no campo profissional e seus reflexos no mercado de trabalho.
O conhecimento teórico ilumina a leitura da realidade, a qual precisa ser interpretada, para que possamos intervir com profissionalismo, ética, comprometimento, atendendo assim o Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social.
2. Justificativa
O presente Projeto de Pesquisa apresenta como tema de estudo: “as perspectivas da qualificação profissional após a graduação em Serviço Social”. Ao problematizarmos este tema, pretendemos investigar a seguinte questão ponto de partida: “Quais os principais desafios tem enfrentado