condicionantes
As condicionantes da ação humana, ao mesmo tempo que a limitam, também lhe abrem um horizonte de possibilidades, assumindo-se deste modo, como condições do próprio agir. Mas, quando a nossa intenção é muito forte não olhamos a meios para atingir os fins. Ex: Existem nadadores que apesar das suas condicionantes físicas (sem braços, sem pernas…) continuam a seguir o seu sonho de nadar profissionalmente. O que é a ação humana?
A ação humana é todo o comportamento humano que altera a realidade de forma intencional, consciente e voluntária. São atos que o homem controla. São consideradas ações porque implicam liberdade. Assim, podemos concluir que o fazer é uma ação humana pois o agente está ativo e intervém na ação. Muitas das coisas que acontecem no mundo não podem consideradas ações humanas. Tal significa que o homem não é a sua causa, isto é, não interfere nem controla tais acontecimentos ou eventos.
A ação humana implica escolha e, por isso, é sempre motivada e intencional, ou seja, há ou houve um motivo/ razão para agir daquele modo e não de outro.
.A ação humana é sempre intencional, voluntária e consciente, logo explica-se através de um motivo, exige um agente responsável que realiza uma deliberação correta e uma posterior decisão, implica a existência de um projeto/ intenção e é sempre limitada e possibilitada pelas condicionantes.
Em que medida é a ação especifica do homem?
Falasse da ação humana porque ela é própria do homem e apenas do Homem. Os animais não são sujeitos da ação, atuam por instinto, que é um padrão fixo de comportamentos da espécie, não agem, apenas reagem ao meio de acordo com as suas necessidades e condicionalismos biológicos. Podemos assim afirmar que têm uma natureza dada.
Ao contrário dos animais o ser humano nasce indeterminado, logo a cultura exercida pela sociedade humana realizada através de experiências e ações irão dar-lhe autonomia, capacidade de escolha, poder de