A importância dos recursos humanos na escola
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
KÉSIA KARLA DE OLIVEIRA
FLÁVIA JAQUELINE
DAIANE DIAS
LUCIANA
RAYSSA ARIDE
FABIANA
NÚBIA
THÁSSIA
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO
(Orientadora: Professora Solange Campos)
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS NA ESCOLA
O gestor de Recursos Humanos
BELO HORIZONTE
JUNHO 2012
INTRODUÇÃO
Educar é importante? Qual o papel da escola na transformação do sujeito presente? A idéia de se criar uma escola como o Sistema Educacional Primeiros Passos surgiu há 30 anos. Para que esse sonho se realizasse foi feita uma pesquisa de campo pelo idealizador da escola, para determinar o local da construção, qual bairro teria uma demanda maior de crianças. Decidiram então por um bairro chamado Novo São Lucas, pois como o próprio nome diz, na época ele acabara de ser construído. Faziam parte do projeto duas de suas filhas já formadas em pedagogia. Em seguida, houve a idéia de incluir nesse projeto uma psicóloga que ainda estava estudando e que era a irmã de uma das três. Todos aceitaram a composição do quadro de integrantes e a escola começou a funcionar.
Nos dois primeiros anos duas integrantes do grupo saíram, pois achavam que iam ganhar dinheiro de imediato com o projeto. A ideia da escola era a de atender crianças na faixa etária de um a seis anos com a proposta de Piaget (da criança não receber tudo muito pronto).
No segundo ou terceiro ano de escola, as diretoras frequentaram um curso de educação infantil e, nessa palestra, conheceram o método dos centros que deu muito certo nos EUA. Só que lá essa ideia era apenas para crianças superdotadas. Então uma pesquisadora, professora doutora e psicóloga, Zenita Cunha Guenther pesquisadora educadora e psicóloga formada na UFMG, trouxe essa ideia para o Brasil. Ela construiu uma escola com esse método só que, como trabalhava na UFMG, não tinha muito tempo para se dedicar a essa escola e por isso teve que fechá-la.