Escola intercultural
Ano lectivo de 2012-2013
11º Ano – Turma Q
Disciplina de Contabilidade e fiscalidade
MODULO 8 – Investimentos
INVESTIMENTOS
Podemos definir os investimentos como “o conjunto de elementos patrimoniais destinados a servir de forma duradoura a atividade da empresa”.
O que permite incluir um elemento patrimonial dentro dos bens dos investimentos não é o elemento em si, mas sim a função que cumpre dentro da empresa. Desta forma, um edifício construído por uma construtora para vender não se incluirá no ativo fixo da mesma, mas sim um produto acabado que se contabilizará no grupo dos inventários, no ativo corrente; pelo contrário, o edifício onde se encontram os armazéns e as oficinas da construtora sim, serão bens enquadrados no ativo fixo tangível, isto é, no ativo não corrente.
Assim, para identificar os elementos que constituem os investimentos, deverão verificar-se as seguintes condições:
- constituírem investimentos que superem o exercício económico;
- formar parte da actividade produtiva, comercial ou de serviços da empresa.
Os investimentos aparecem-nos vulgarmente divididos em três grandes grupos:
1 – TÉCNICOS:
Constituído por bens patrimoniais tangíveis ou intangíveis que tornam possível o arranque e desenvolvimento da actividade da empresa, com características de permanência e que estão ligadas às actividades normais.
2 – DE RENDIMENTO
Abrangem o investimento em propriedades, as participações de capital noutras empresas e outras aplicações financeiras cujos objectivos visam proporcionar um certo rendimento ou controlo de outras empresas.
3 – ACTIVOS NÃO CORRENTES DETIDOS PARA VENDA
Activos que a empresa espera que a quantia registada seja recuperada através da sua venda e não através do seu uso continuado.
Notas de enquadramento do SNC
Esta classe inclui os bens detidos com