Escola Inclusiva : Caminhos a percorrer
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
ESCOLA INCLUSIVA, CAMINHOS A PERCORRER
Recife – 2014
ESCOLA INCLUSIVA, CAMINHOS A PERCORRER
Proposta de Intervenção – Inclusão na disciplina Fundamentos Psicológicos da Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, sob orientação da Prof. Lídia Cerqueira
.
Recife – 2014
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
De acordo com as experiências vivenciadas em sala de aula na disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação na Universidade Federal de Pernambuco, junto a professora Lídia Cerqueira, tivemos a oportunidade de aprender as Teorias das Aprendizagens, onde pudemos verificar os modelos que esclarecem de certa forma o processo de aprendizagens dos indivíduos, ou seja os caminhos que o indivíduo percorre quando vai adquirindo os conhecimentos, relacionando aquilo que ele já sabe com o novo.
Com a visualização do documentário; Janela da Alma, de João Joaquim e Walter Carvalho, onde o mesmo relata as experiências de vida e as opiniões de 19 entrevistados que possuem alguma necessidade especial visual.
O documentário permitiu-nos compreender o olhar do outro, onde a verdade não é real, segundo eles ela é algo condicional ao qual cada experiência de olhar é diferente, logo a minha realidade vai ser diferente do outro, assim, é a beleza ela é formada de maneira impar e singular nos olhos de cada pessoa que a enxerga com os olhos do coração, da alma.
Dessa forma a inclusão encaixa-se como uma beleza vista por poucos e apontadas por muitos, ela está no mundo mais nem sempre é discernida como deveria, olhares de descriminação, preconceitos abalizam sem respeito, sem pudor.
JUSTIFICATIVA
Visando uma proposta de Intervenção Inclusiva, chegamos ao tema "Escolas Inclusiva, Caminhos a Percorrer", onde observamos o longo caminho que a educação inclusiva tem percorrido para integralizar-se nas