ESCOLA ESTRATÉGICA DE DESIGN
O modelo de escola estratégica de design apresentada pelo livro, representa um grande avanço na administração estratégica nas empresas ao longo dos anos.
O capitulo II, do livro SAFARI, mostra inúmeras caracteristicas que marcaram a formação dessa escola,fala sobre suas origens e faz referência a modelos básicos e críticos que a escola apresenta.
A escola de designteve sua origem em livros publicados nosEstados Unidos, tendo como base pricipal o livro Business Policy: Text and cases de1965, este livro pertencia ao grupo de Administração geral de Harvard business School, baseado em estudos de caso adequou-se a estruturação de estratégia com a visão própria do grupo.
Kenneth Andrews seu mais importante autor mostrou em seus livros, modelos básicos da escola estratégica de design. Segundo ele, a estratégia tem como ponto de partida uma avaliação da situação da empresa que abrange de forma interna e externa a organização. Na avaliação interna deve-se localizar os pontos fortes e fracos da mesma, ja na externa deve-se procurar onde estão as oportunidades e ameaças. Para Andrews a avaliação interna deveria seguir certas normas e padrões: ele não dava créditos ás idéias e observações dos funcionários, achava que os cargos mais altos da empresa deveriam liderar e decidir quais as estratégias e decisões deveriam ser apresentadas. De acordo com Andrews o modelo básico para a formular uma estratégia deveria seguir certas premissa que sustentavam o processo de elaboração de uma estratégia deveria ser planejada, analisada de forma racional e discutida com base sólida e nao de forma impensadae sem fundamentos. Ele defendia a centralização da estratégia a um único membro, como exemplo um gestor da empresa, foi muito discutido e criticado; Andrew acreditava que um membro que estava no topo da cadeia hierrárquica tinha uma visão mais ampla e clara da situação, deixando os outros membros da empresa de lado sem poder devidirnada e opinar. Para ele