Escolas de estrategia
A primeira delas, Escola do Design, percebe a formulação da estratégia como um processo informal, essencialmente de concepção. Já a Escola do Planejamento, utiliza do planejamento formal para a formulação de suas estratégias, direcionando sua construção para um processo mais sistemático e separado. Com a evolução do processo de formulação estratégica surge, nos anos 80, a Escola do Posicionamento que tem como característica principal para a formulação da estratégia, a seleção de posições estratégicas no mercado.
As escolas que fazem parte do grupo da Escola Descritiva consideram aspectos específicos do processo de formulação de estratégias e colocam seu olhar sobre o modo como as estratégias são realmente formuladas, deixando em segundo plano a prescrição do comportamento estratégico ideal. Essas formulações podem partir não só através da visão do líder, como considera a Escola Empreendedora, mas também pode ser complementada a partir da construção de conceito na mente de um indivíduo, como prega a Escola Cognitiva. Evoluindo além do individuo, as outras escolas que fazem parte da Escola Descritiva, procuram abrir o processo de formulação de estratégia incluindo outras forças e agentes. A corrente apresentada na Escola do Aprendizado, percebe que a formulação da estratégia deve ocorrer a partir de passos curtos, à medida que a Organização se adapta e aprende.
Já para a Escola do Poder, o processo de formulação da estratégia se dá a partir da negociação entre os atores que compõem a organização ou mesmo pela organização relacionando com os ambientes externos.