Escola de vigosky
Disciplina: Introdução a psicologia da aprendizagem
Professora: Shyrley Bispo Guimarães
Aluna: Maria Valéria Barreto Oliveira
Turma: I0 Data: 20/04/12
Fichamento sobre a escola de Vygotsky
A priori, a teoria histórico-cultural tem como concepção de que a criança desde a infância adquiri hábitos e praticas escolares construindo idéias e saberes que irá ser relevante para o futuro acadêmico.
O contexto da teoria histórico-cultural como conhecida no Brasil como a escola de Vygotsky, parte do pressuposto de que o homem é um ser de natureza social, este fato significa que admitida a origem animal dos homens como se forma a sua inteligência, sua personalidade, faz da consciência humana de que cada pessoa um ser único e irreparável.
Outras correntes da psicologia tentaram ignorar a consciência ao passo de explicar os elementos mais simples do comportamento humano enfatizando as dádivas divinas.
Vygotsky retomou as idéias de Karl Marx em que admite que os homens são dotados de muita ou pouca inteligência aptidões estas voltadas para a vontade divina,além das habilidades e aptidões da filosofia e artes em geral são devidas as condições materiais da vida e da educação que são condicionadas pelo lugar que ocupa na sociedade.
A corrente da psicologia abrange o conceito de homem, uma vez que a teoria histórico-cultural supera a ideia de que a criança traz quando nasce o conjunto de habilidades e saberes que irá apresentar quando adulta, pois potencialidade gera potencialidades, aptidões gera aptidões com isso desenvolve a inteligência que se define pela linguagem oral, a atenção a memória, a linguagem escrita, os valores morais e éticos, ou seja, o ser humano é um ser histórico social.
A cultura é a criação do ser humano ao longo da historia, as coisas materiais são construídas através do trabalho, pelas máquinas. Já as coisas não- materiais se formam num conjunto de valores construído pelos hábitos e pelos costumes.