Logistica
As guerras eram longas demais e nem sempre ocorriam próximas de onde estavam as pessoas. Eram necessários grandes deslocamentos, exigindo que as tropas carregassem todo o equipamento indispensável.
Era preciso ter uma organização logística para possibilitar a chegada de carros de guerra, grandes grupos de soldados e transportar armamentos pesados aos locais de combate.
Pelos recursos disponíveis na época, essa organização era muito grande envolvia diversos estudos, como preparação de soldados, transporte, armazenagem de gêneros alimentícios para as tropas, munições, armas etc.
Como a evolução tecnológica, a logística passou a abranger outros ramos da administração, sendo absorvida pelos civis, porém recebendo a influência e a experiência militares.
Após essa evolução gradativa, houve um grande avanço nos processos logísticos, que culminaram mais acentuadamente após a segunda guerra mundial. Nessa ocasião, os EUA experimentaram um crescimento rápido devido, em parte, á demanda reprimida dos anos de depressão, valendo-se da posição satisfatória do mercado americano no panorama mundial, cujo objetivo era produzir e vender com lucros altíssimos. Assim sendo, qualquer indício de ineficiência na distribuição dos produtos fabricados poderia ser tolerado para que se alcançassem esses lucros.
Ao mesmo tempo, do outro lado do mundo o Japão iniciava uma das mais respeitadas evoluções da logística, até hoje reverenciada e referência em todo o mundo, diante da determinação do país em se restabelecer econômica e moralmente.
A logística, embora já praticada sem tanto destaque, começa a surgi como uma modalidade de grande importância na economia mundial, passando por várias etapas. Entre elas algumas estão descritas a seguir.
O período entre o início de 1950 até a década