Aprendizagem Ortográfica
Eni Dias de Carvalho Delfino1
RESUMO Neste artigo tratarei do processo de apropriação da escrita pelas crianças, nas séries iniciais do ensino fundamental. Sabe-se da importância da escrita para o convívio social e da realidade que os professores enfrentam para que seus alunos se apropriem da aquisição/aprendizagem da ortografia. Pois o fracasso escolar parece hoje estar entre os problemas do nosso sistema educacional e vem sendo estudado e discutido.
Palavras chave: Escrita, Linguagem Oral, Aprendizagem Social.
INTRODUÇÃO
Refletir sobre a abordagem metodológica é fundamental nesse início da pesquisa, o primeiro e importante procedimento diz respeito ao domínio do quadro teórico que referência o estudo, mediante o qual se conduzirá a discussão em busca de discernimento sobre o que está causando essa dificuldade na escrita nos alunos.
Buscaremos através do levantamento bibliográfico discutir essas questões para que não viesse a cair no empirismo, dando informações vazias e sem embasamento, ou seja, sem um referencial teórico. Para que pudesse contribuir para o avanço daquilo que já é conhecido.
O processo de aprendizagem e aquisição da escrita nas séries iniciais por ser árduo e exigir muito das crianças leva-nos a perceber que as condições familiares e culturais também interferem no cotidiano escolar oportunizando a dificuldade de aprendizagem da leitura/escrita do aluno. Pois a riqueza intelectual das famílias interferem diretamente na aprendizagem ortográfica das crianças. Uma família letrada favorecerá suas crianças dando lhes mais oportunidades e contato com a escrita, enquanto que famílias que são pobres em conhecimento e não possuem o hábito da leitura e escrita, consequentemente seus filhos sofrerão mais e levarão mais tempo para se apropriar da escrita.
O processo ensino/aprendizagem não só é um processo complexo para o educador como desafiante para o aprendiz, diante de tal fato,