Escola de tempo integral experiência de implantação
As 87 escolas de educação básica instaladas em Araçatuba que não contam com biblioteca respondem por 75% das 116 unidades locais de ensino. Nenhuma das 22 escolas estaduais tem biblioteca, dentre as 60 escolas, o equipamento está presente em somente 20% desta rede. Já nos 34 estabelecimentos particulares, a biblioteca já existe em metade deles (17 escolas).
DESAFIO
O “grande problema” na rede municipal a Prefeitura terá que colocar 48 bibliotecas, incluindo as unidades de ensino da educação infantil. Para especialistas, os pequenos necessitam ter acesso ao universo da leitura. As escolas de educação infantil são os que menos tem biblioteca.
DIFICULDADES
Um aluno do aluno do ensino médio, por exemplo, que já poderiam ir sozinho atrás do livro, tem mais acesso do que os pequenos, que dependem do que está disponível no espaço escolar.
É preciso disponibilizar para os gestores informações sobre como a lei federal deve ser cumprida, e seja conhecida pelos prefeitos, sociedade civil e envolver a comunidade. Não somente a construção de um prédio, é preciso investir na qualidade do acervo, na formação dos educadores e bibliotecários com uma educação voltada para “o ler”.
OBRIGAÇÃO
Todas as instituições de ensino, devem contar com bibliotecas em suas estruturas no prazo de dez anos. E ter no mínimo um título para cada aluno matriculado.
A profissão de bibliotecário deve ser respeitada.
Precisa construir 128 mil bibliotecas em sete anos.
UTILIDADE
As escolas que já conquistaram a sua biblioteca, tem que fazer um bom uso do espaço, pois são muitos os benefícios que o ambiente proporciona para alunos e professores. O professor leva os alunos a biblioteca para complementar o trabalho em sala de aula, mas eles também podem levar as obras para casa.
A escola também pode estreitar a relação entre pais e filhos, utilizando a leitura de livros como elo.
Opinião:
Eu acho uma vergonha no brasil gastar